sábado, 13 de julho de 2013

Nova biblioteca de S. Vicente promove cidadania activa


Jorge Pires, presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente presidiu à inauguração, no passado dia 12 de Julho, da biblioteca Dr. Domingos Alves, instalada no Centro Cívico de S. Vicente.




O chefe do executivo vicentino lembrou aos presentes na cerimónia que a criação desta estrutura cultural não custou um cêntimo que fosse. “Os livros foram amavelmente cedidos por algumas bibliotecas escolares e outras e também por cidadãos amantes da cultura e dos livros.
As estantes foram também cedidas pela escola Sá de Miranda. Tudo foi aproveitado e não gastamos qualquer quantia do erário público. Agora queremos dar vida a esta estrutura e para isso pretendo que todos os vicentinos usem e usufruam desta biblioteca e deste Centro Cívico porque isto é dos vicentinos, independentemente do executivo que cá estiver”, salientou o autarca.
Por seu lado, Domingos Alves, vogal para a Educação e Cultura da Junta de S. Vicente e patrono desta nova estrutura cultural da freguesia, salientou o trabalho feito, desde a ideia (2011) até à sua concretização. “Ainda não está acabada, este foi seguramente o primeiro passo.
Os seguintes serão a ligação via online à biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com quem temos vindo a trabalhar em estreita colaboração, para além de outras estruturas culturais da cidade. O passo seguinte será, certamente, as pessoas usarem esta nova biblioteca e retirar os livros das estantes e desfrutarem da leitura dos cerca de 1200 volumes que existem na biblioteca”.




Na cerimónia de inauguração foram ainda convidados a falar Ilda Carneiro, vereadora da Cultura de Câmara Municipal de Braga, Fausto Farinha, (director da escola Sá de Miranda), Aida Alves (directora da biblioteca Lúcio Craveiro da Silva), sr Costa, em nome da extinta tipografia Barbosa e Xavier (entidade que se associou a esta ideia desde a primeira hora), Carlos Aguiar Gomes (presidente da Associação Famílias), Elísio Araújo (bibliotecário da Universidade do Minho), Miguel Gonçalves (director da Faculdade de Filosofia de Braga) e José Marques (professor aposentado da Universidade do Porto e membro efectivo da Academia Portuguesa de História).
Todos os palestrantes foram unânimes em que a criação da biblioteca de S. Vicente constitui uma mais-valia para a freguesia. Uma palavra para o seu promotor (Domingos Alves) pelo incansável trabalho de persistência de alguma teimosia para que hoje a biblioteca fosse uma realidade. Foram igualmente evocados alguns vultos da literatura portuguesa, nomeadamente Padre António Vieira e Gil Vicente para salientar a importância inequívoca da leitura e dos livros na formação da personalidade dos cidadãos para uma intervenção mais activa na sociedade e a promoção da cidadania participativa.



















A cerimónia contou ainda com a presença dos membros do executivo vicentino, do presidente da assembleia de freguesia de S. Vicente Tony Reis, dos funcionários da Junta de Freguesia de S. Vicente, das associações que integram a comunidade em rede recentemente criada em S. Vicente e de muito público que fez questão de marcar presença na cerimónia de inauguração deste importante equipamento cultural de S. Vicente.


informação retirada de Junta de Freguesia de S. Vicente