sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Crianças de S. Vicente deliram com a hora do conto





Foi com muita música e leitura de um conto que a Junta de Freguesia de S. Vicente promoveu a sua primeira edição da hora do conto, no Centro Cívico. A estreia foi um sucesso. Os primeiros utentes desta nova valência cultural da freguesia vicentina foram os alunos do jardim-de-infância da Quinta das Fontes. Todas as crianças das escolas da freguesia vão ter acesso à hora do conto. Esta primeira sessão inaugural foi animada por António Castanheira. Cativou a criançada com os seus contos acompanhados à viola.

O animador abriu com músicas dedicadas a eles e a elas. Captou magistralmente a atenção do seu público e encheu a sessão de música e alegria. As crianças deliraram com a iniciativa e acompanhavam as músicas com palmas e cânticos.



António Castanheira escolheu o conto da lebre e da tartaruga e lá foi encenando acompanhando com música até que chegou ao final para dar a perceber as duas grandes lições a retirar do conto. No caso “devagar se vai ao longe” e “aprender a não desperdiçar o precioso tempo de que dispomos”. A parte lúdica foi do agrado do seu exigente público mas a faceta educativa também foi bem aceite pela pequenada.

De resto, as crianças que encheram por completo a sala de formação do Centro Cívico tiveram ainda a oportunidade de ver as montras daquele edifício. A do Sporting Clube de Braga foi a que captou mais a atenção dos alunos.

Deliraram com os produtos expostos do clube mais representativo da cidade, o S.C.Braga. As restantes montras eram das associações da freguesia e dos caminhos de santiago. Dali, dirigiram-se à biblioteca Dr. Domingos Alves, onde lhes foi explicada a importância da mesma e da leitura. Domingos Alves, vogal da Junta de S. Vicente ministrou uma mini-palestra salientando a importância das bibliotecas e da leitura em geral. Referiu igualmente que os livros estão à disposição de todos aqueles que os queiram requisitar, pois só desta forma se entende a existência de qualquer biblioteca. Os livros são para serem requisitados e lidos.



Domingos Alves, vogal para a Educação e Cultura e substituto do presidente, agradeceu a todos (alunos, professores e auxiliares) a participação nesta primeira hora do conto organizada pela Junta de Freguesia.

Referiu igualmente que o actual executivo liderado por Jorge Pires tem um carinho especial pelas crianças da freguesia e que tudo fará para que iniciativas destas e outras venham a ser uma realidade.


Jorge Paraíso (assessor imprensa)




informação retirada de Junta de Freguesia de S. Vicente